No dia 8 de dezembro, aconteceu em Brasília, a abertura do 9º Congresso Brasileiro de Cinema e Audiovisual, o CBCA.
Hora de debater, formular, mobilizar, acelerar e lutar por políticas públicas sólidas para o setor audiovisual brasileiro, num momento de reconstrução após anos difíceis.
Um dado que pode surpreender muita gente: a indústria automobilística representa 2,5 % do PIB do Brasil. Pois a indústria criativa representa 3,15% e ainda é mais sustentável e abre mais oportunidades pra novas gerações!
A indústria cinematográfica sozinha movimenta nada menos que 24,5 bilhões de reais por ano e é premente retomarmos pautas fundamentais que garantam crescimento, emprego, inovação e riqueza econômica e simbólica para o país.
O primeiro Congresso Brasileiro de Cinema (na época sem o ‘Audiovisual’) aconteceu em 1952, com a participação dos principais produtores e cineastas do Brasil, e discutiu a definição de ‘filme brasileiro’, debateu a a sindicalização do setor, a formação de mão de obra, a organização institucional e a criação da primeira distribuidora de filmes brasileiros.
Desde então, vem proporcionando significativas discussões sobre políticas públicas que impactaram os rumos do cinema e audiovisual brasileiros.
A cerimônia de abertura aconteceu ontem, 8 de dezembro, no Palácio do Itamaraty e contou com a presença da Secretária do Audiovisual Joelma Gonzaga, com o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira e com o Secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura, Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto.
A homenagem da noite foi pro casal Lucy e Luiz Carlos Barreto, por sua contribuição ao cinema brasileiro, que já soma 70 anos de atividades ininterruptas, com a produção de alguns dos maiores sucessos de nossas telas.
#audiovisual #cinemabrasileiro #cbca #apaci #industriacriativa #congressoaudiovisual