Sobre a

APACI

Missão

São objetivos e finalidades da APACI – Associação Paulista de Cineastas:

a) o estudo, a divulgação, a promoção e a defesa do cinema independente paulista e brasileiro e sua representação em políticas culturais, sempre que for cabível;

b) representar judicial e extrajudicialmente seus associados, promovendo o exercício e defesa dos seus direitos, inclusive quanto a direitos autorais;

c) fomentar atividades culturais, de estudo, seminários, cursos, palestras e outros eventos ligados aos objetivos da entidade;

d) obter recursos para a consecução de seus objetivos junto a pessoas físicas, jurídicas, particulares e públicas, nacionais e internacionais;

e) prestar serviços aos seus associados e a terceiros desde que para fins específicos aprovados na Assembleia.

f) realizar projetos culturais, em especial no campo do audiovisual, com vistas a contribuir com o desenvolvimento cultural no país;

g) gerir espaços e equipamentos culturais, públicos e privados;

h) promover quaisquer outras ações, atividades e projetos que possam contribuir com o fortalecimento e desenvolvimento do setor audiovisual e cinematográfico brasileiro;

i) promover e fomentar a inclusão, com a expansão do quadro de associados, inclusive através de ações afirmativas, respeitadas as categorias de associados previstas no Estatuto.

Nossa História

A Associação Paulista de Cineastas – APACI é uma associação civil sem fins lucrativos que atua em prol do cinema paulista e brasileiro, com foco na produção independente. Com sede na cidade de São Paulo, representa parcela significativa dos/as diretores/as e produtores/as mais atuantes e reconhecidos/as do Estado de São Paulo. Sua finalidade é o estudo, a divulgação, a promoção e a defesa do cinema independente paulista e brasileiro, estimulando seu fomento e protegendo os direitos dos realizadores da cinematografia do país.

A APACI foi fundada em 1975 por um grupo de profissionais de cinema atuantes em São Paulo, capitaneados pelos cineastas Egídio Éccio (1927-1977) e Denoy de Oliveira (1933-1998), já falecidos, e outros ainda na ativa como João Batista de Andrade, Hermano Penna e Sérgio Muniz.

Em 1975, entre outras coisas, um dos objetivos de sua criação era atuar na defesa da produção paulista junto à Embrafilme (Empresa Brasileira de Filmes – 1969/1990) – braço do Instituto Nacional do Cinema (INC) e vinculada ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) – que visava à difusão do filme brasileiro no Brasil e no exterior e, depois, à criação de incentivos à produção e distribuição. Naquele momento, a ideia da criação de uma associação como a APACI visava articular o tradicional cinema paulistano e a velha guarda do cinema da Boca do Lixo com os jovens cineastas que começam a atuar profissionalmente. A maioria desses jovens vinha das primeiras turmas do recém-criado Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e, posteriormente, vieram a ser integrar o grupo que ficou conhecido com o “Novo Cinema Paulista”, como o coletivo da Tatu Filmes e outras novas produtoras localizadas na Vila Madalena.

No decorrer dos anos a APACI desenvolveu diversos projetos, ações e parcerias em prol do audiovisual brasileiro, não apenas relacionados ao cinema paulista.

Nas últimas décadas, duas ações de suma importância histórica foram realizadas pela APACI. Em 2001 a entidade teve a iniciativa e encampou a coordenação de todo o setor audiovisual paulista e entidades representativas da produção cinematográfica na criação do Programa de Fomento SABESP, que veio a se tornar um dos mais importantes projetos de seed money (recurso-semente) para a produção longa-metragista do estado de São Paulo, responsável pela estreia e promoção de duas novas gerações de cineastas paulistas.

Outra iniciativa marcante, fruto do trabalho político da união do setor, levado a cabo pela APACI, foi a criação da empresa paulistana SPCINE. Antes mesmo da posse do recém-eleito prefeito da cidade Fernando Haddad e assim que Juca Ferreira foi anunciado como Secretário da Cultura, a APACI costurou um pacto com todo o setor audiovisual, levando o pleito da classe aos novos gestores, que seriam responsáveis pelo governo da cidade nos 4 anos seguintes. Em menos de 15 meses, a empresa de audiovisual SPCINE estava criada, com o voto unânime da Câmara dos Vereadores de São Paulo.

Nos últimos 5 anos, a APACI vem realizando reuniões de diretoria (quinzenais na gestão atual, sendo uma vez por mês abertas às/aos associadas/os), assembleias trimestrais; participa de instâncias decisórias junto ao poder público na luta pelo fomento de uma produção audiovisual independente e diversificada; esteve presente em inúmeros eventos do setor audiovisual em diversas cidades do Brasil; organizou debates com políticos e especialistas do setor; liderou o movimento em defesa da Cinemateca Brasileira, atuando em conjunto com outras entidades ligadas à defesa do patrimônio e da preservação audiovisual no Brasil; propôs e mantém em atividade inúmeros grupos de trabalho que congregam grande parte de seus associados e diretoria, cujo escopo vai desde pensar e defender políticas públicas para o audiovisual como rever a si própria enquanto associação que se pretende cada vez mais inclusiva.

Diretoria

Presidente: Tatiana Lohmann

Vice-Presidente: Rubens Rewald

Secretário: Caio Plessmann

Tesoureira: Renata Moura

Diretoria Federal – Minom Pinho e Max Alvim 

Diretoria Estadual – Paola Prestes e Marta Nehring

Diretoria Municipal – Mauro D’Addio e Renato Cândido

Diretoria Social – Daniel Santiago e Mara Mourão 

CONSELHO CONSULTIVO 

Caru Alves de Souza
Francisco C. Martins
Gustavo Steinberg
João Batista de Andrade
Joel Pizzini
Joel Zito Araújo
Rachel Monteiro
Tata Amaral

Nossa História

Adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitatio.Adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitatio.

Adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitatio. Adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitatio.