Biografia:
Vitor Campanario é cineasta, formado em Arquitetura (PUC-MG) com pós-graduação em Geografia, Cidade e Arquitetura pela Escola da Cidade (SP). Estudou cinema digital e arquitetura na Politecnico Di Torino, Itália.
Dirigiu os curtas-metragens Nós, a Terra e Eles, selecionado para os festivais Fest Cine Pedra Azul, PlanetaDoc, Istanbul International Architecture and Urbanism Films Festival e Arquiteturas Film Festival Porto; Se Piscar Já Era – selecionado no programa Respirarte da Funarte; Um Pequeno Quarto Estreito (Prêmio de melhor Direção de Fotografia na Mostra Sampa DOC). Atualmente está finalizando o filme Diálogos do Toque, em parceria com a artista visual Manuela Eichner, além do desenvolvimento dos filmes Carvão: Permanente Poesia da Cor, e Manoel.
Fez direção de fotografia do curtas-metragens Un caffé, exibido no Corto Movie Festival Torino; Sotto L´ombra di una Guerra, exibido no festival Cento Ore Torino e As Camadas das Águas Invisíveis exibido no 6º Santos Film Festival e UIA.
Como montador participou da versão cinematográfica do espetáculo AKA que tem a performer Emilie Sugai como protagonista e do filme Abdzé Wede´õ do cineasta Divino Tserewahú, filme de encerramento do 54º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
Também atuou como assistente de direção do cineasta Joel Pizzini, em filmes como Depois do Trem e Ninguém Entra, Ninguém Sai.
Atualmente desenvolve pesquisas utilizando a filmagem em Super 8, fotografia analógica e digital, com foco em temas socioambientais, urbanismo e artes.
Filmografia:
“Nós , a Terra e Eles”, xx Min (2019)
Diálogos do Toque – Em finalização – Diretor
Carvão: Permanente Poesia da Cor – Em Desenvolvimento – Diretor
Manoel – Em Desenvolvimento – Diretor
O Ronco do Peixe – Em Desenvolvimento – Diretor
Un caffé – 2014 – Diretor de Fotografia
Sotto L´ombra di una Guerra – 2014 – Diretor de Fotografia
Camadas das Águas Invisíveis – 2019 – Diretor de Fotografia
Abdzé Wede´õ – 2021 – Montador
AKA – 2021 – Montador