Biografia:
Renata Sette é diretora, roteirista e pesquisadora. Graduada em jornalismo pela PUC-Minas, Mestre em Design – Design, Arte e Tecnologia, pela Universidade Anhembi Morumbi. É integrante do LabArteMídia, grupo de pesquisa e inovação em artes audiovisuais voltado para a investigação das tecnologias e linguagens imersivas, ligado ao Departamento de Cinema Rádio e Televisão e ao PPGMPA da ECA-USP. Atualmente desenvolve seu projeto de pesquisa para o doutorado acerca do estudo das linguagens audiovisuais em vista do exercício das ferramentas e a convergência com os temas: uma história não se esgota em um formato.
Dirigiu, entre 2012 e 2015, os documentários “Outro Olhar” e “Outro Olhar, convivendo com a Diferença”, sobre inclusão de pessoas com síndrome de down, ambos exibidos pela ONU. E também “A Luta Continua, Um Documentário em 12 Rounds” para a ESPN. Em 2016 recebeu o prêmio “Melhor Diretora Internacional” com seu curta “Anthropos” no Porto Fashion Film Festival, em Portugal. Seu último curta-metragem de ficção “Um Lugar Quase Igual Aqui”, de 2019, está disponível na Amazon Prime, Apple Tv, Google Play e YouTube.
Em 2019-2020 Renata fez parte do projeto Mulheres Empreendedoras ao redor do mundo. São 5 curtas de 5 diretoras do Brasil, EUA, Croácia, Índia e Líbano que resultaram num longa-metragem sobre mulheres que construíram empresas que elevam e transformam a comunidade onde vivem. Em 2022 realizou o telefilme Comadres para a Globo Filmes. O documentário “Biografias Íntimas”, sobre sexualidade, teve sua estréia em setembro de 2024 e também está disponível na GloboPlay.
O longa “Ela Não Volta” é o primeiro de uma trilogia de documentários sobre a violência doméstica no Brasil e terá sua estreia em 2025.
O longa de ficção “Homem Mínimo”, sobre injustiça prisional no Brasil, está em fase de captação e atualmente Renata desenvolve o roteiro para o longa de ficção Peixes, adaptado da peça e livro de mesmo nome da autora, dramaturga e atriz Ana Régis. O seu primeiro filme em realidade virtual “Vizinhança do Ciclo”, fruto da sua pesquisa de mestrado em torno desta linguagem começa a fase de captação em 2025.
Renata também atua na direção e roteirização de diversos projetos de Branded Content e Branded Entertainment.
Filmografia:
ELA NÃO VOLTA (2025), roteiro e direção. BIOGRAFIAS ÍNTIMAS (2024), direção.
COMADRES (2022), direção. FIVE (2020), direção. UM LUGAR QUASE IGUAL AQUI (2018) roteiro e direção. ANTHROPOS (2016), direção. A LUTA CONTINUA, UM DOCUMENTÁRIO EM 12 ROUNDS (2014), direção. OUTRO OLHAR, CONVIVENDO COM A DIFERENÇA (2013), direção. OUTRO OLHAR (2012), direção. INTERVENTION (2011), direção.