Biografia:
Cineasta documentarista, roteirista e dramaturga de São Paulo. Com formação em artes visuais e cinema, criou a produtora independente Serena Filmes em 2000. Dirigiu e produziu documentários de longa-metragem, curtas-metragens, vídeos para artistas e instituições culturais, além de documentários etnográficos para agências de comunicação.
Foi roteirista da Rede Globo. Nos últimos anos começou a escrever para teatro. Sua primeira peça estreou em 2022 com o Grupo TAPA, e foi indicada para o Prêmio Shell 2023 de Melhor Dramaturgia. Seu segundo texto dramático foi vencedor do ProAC para Publicação de Texto Teatral Inédito e será publicado em 2023.
Tem doutorado em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (pesquisa sobre acervos fílmicos e cinema amador). Foi professora visitante de cinema documentário nos cursos de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas (SP) e da Fundação Armando Alvares Penteado, além de ter dado oficinas e palestras de documentário no SESC, SENAC e no MIS de São Paulo por mais de dez anos.
Filmografia:
“Flávio Rangel – o teatro na palma da mão” (2009), “Massao Ohno – Poesia Presente” (2015), “Wakabayashi, mestre da pintura nipo-brasileira” (2021), “A pintura de Yoshino Mabe” (2021), “Música e Cinema – o casamento do século?” (2014), “Iran do Espírito Santo – Uma visão geral” (2008), “A Cor do Samba é Azul” (2004), “Diário de Bordo / 9 dias em novembro” (2003), “Na cama com King” (2002).