APACI – Associação Paulista de Cineastas | Cao Hamburger

Cao Hamburger

O cineasta, roteirista e produtor de cinema e TV nasceu em São Paulo, em 1962. Entre suas maiores criações para a televisão está o “Castelo Rá-Tim-Bum”, que estreou em 1994 e foi eleito o melhor programa infantil pela APCA. Caofoi diretor-geral e um dos criadores do programa e, no cinema, fez o “Castelo Rá-Tim-Bum – O Filme”, em 1999. O longa foi premiado no Toronto Children’s Festival e no Chicago Festival, ambos na categoria de “melhor filme”.Dirigiu também “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”, em 2006. A produção recebeu uma série de prêmios e uma indicação ao Urso de Ouro do Festival de Berlim, em 2007. Em 2011, Cao dirigiu “Xingu”, filme que passou por vários festivais, entre eles o Festival de Berlim.

 

Principais filmes

XINGU

Xingu

Direção CaoHamburger
Produção Executiva
Bel Berlinck
Coordenador de Produção Cris Abi
Direção de Produção Marcelo Torres
Diretor de Fotografia Adriano Goldman
Roteiro Elena Soárez, CaoHamburger e Anna Muylaert
Produtor Fernando Meirelles, Andrea Barata Ribeiro
Direção de Arte Cássio Amarante

 

Sinopse

Os irmãos Orlando, Cláudio e Leonardo Villas-Bôas decidem viver uma grande aventura, alistam-se na expedição Roncador-Xingu e partem numa missão desbravadora pelo Brasil Central. Logo os irmãos se tornam chefes da expedição e se envolvem na defesa dos índios e de sua cultura. Em uma viagem se paralelo na história, os irmãos Villas-Bôas conseguem fundar o Parque Nacional do Xingu, parque ecológico e reserva indígena que, na época, era o maior do mundo.

 

O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias

o-ano-em-que-meus-pais-sairam-de-ferias

Direção CaoHamburger
Roteiro Cláudio Galperin, Anna Muylaert, Braulio Mantovani e CaoHamburger
Diretor de Fotografia Adriano Goldman
Elenco Michel Joelsas, Germano Haiut, Paulo Autran, Simone Spoladore, Eduardo Moreira, Caio Blat, Daniela Piepszyk, Liliana Castro e Rodrigo dos Santos

 

 

 

Sinopse

1970. Mauro (Michel Joelsas) é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade os pais de Mauro foram obrigados a fugir por serem de esquerda e serem perseguidos pela ditadura, tendo que deixá-lo com o avô paterno (Paulo Autran). Porém o avô enfrenta problemas, o que faz com que Mauro tenha que ficar com Shlomo (Germano Haiut), um velho judeu solitário que é seu vizinho. Enquanto aguarda um telefonema dos pais, Mauro precisa lidar com sua nova realidade, que tem momentos de tristeza pela situação em que vive e também de alegria, ao acompanhar o desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo.

 

Castelo Rá-Tim-Bum – O Filme

castelora-tim-bum-ofilme

Direção CaoHamburguer
Roteiro Anna Muylaert
Produção Executiva Van Fresnot
Elenco Diego Kozievitch, Rosi Campos, Sérgio Mamberti, Marieta Severo, Pascoal da Conceição, Matheus Nachtergaele
Coordenação Financeira Alain Fresnot
Montagem Michael Ruman
Direção de Arte Bia Pessoa

Sinopse

Nino (Diego Kozievitch) um aprendiz de feiticeiro que vive com seus tios, Morgana (Rosi Campos) e Victor (Sérgio Mamberti), há 300 anos. Ansiando em ter uma vida normal como todos os demais garotos, ele acaba participando, involuntariamente, de uma trama orquestrada por sua tia Losângela (Marieta Severo), que pretende roubar o livro de magias de Morgana.

Filmografia

2012 - Xingu
Longa metragem

2006 - O Ano Em Que Meus Pais Saíram De Férias
Longa metragem

1999 - Castelo Rá-Tim-Bum, o filme
Longa metragem