APACI – Associação Paulista de Cineastas | Tata Amaral

Tata Amaral

A paulistana Tata Amaral, 53 anos, é uma das mais talentosas e premiadas realizadoras da cinematografia recente. Com seus longas metragens, conquistou mais de 60 prêmios em festivais nacionais e internacionais. A cineasta também se destaca pela experimentação e pela originalidade de seus trabalhos.

Seu longa-metragem de estreia, “Um Céu de Estrelas” (1997), foi considerado pela crítica como um marco do cinema brasileiro, sendo eleito um dos três filmes nacionais mais importantes da década passada, além de ter recebido dezenas de prêmios em importantes festivais internacionais nos Estados Unidos, Itália, Cuba e França (inclusive de melhor filme nos festivais de Boston e Trieste).

“Antônia”, seu terceiro longa metragem, inspirou a série de televisão homônima exibida na Rede Globo em 2006 com recorde de audiência para o horário e que foi indicada ao EMMY/2007, o Oscar da televisão.

Em 2013 lançou o longa “Hoje”, que recebeu Prêmios de Melhor Filme pelo júri e pela crítica no 44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, além de prêmio de melhor roteiro, atriz, fotografia e direção de arte. O filme também foi premiado, em 2013, por Melhor Roteiro e Melhor Direção de Fotografia no Festival de Cine Unasur, em Ciudad de San Juan, Argentina, Melhor Atriz pelo Júri Oficial e Popular pelo Festival SESC de Melhores Filmes e Prêmio APCA de Melhor Atriz.

 

Principais filmes

De Menor

de-menorDireção Caru Alves de Souza
Produção Tata Amaral e Caru Alves de Souza
Uma história de Caru Alves de Souza
Roteiro Caru Alves de Souza e Fabio Meira
Consultor de roteiro AlekseiWrobelAbib, a.c.
Fotografia e câmera Jacob Solitrenick, ABC
Direção de Arte MarinêsMencio
Montagem Willem Dias

 

Sinopse

Uma advogada idealista divide sua rotina entre o Fórum onde defende adolescentes e os cuidados com o jovem Caio. Quando ele é acusado de cometer um delito, toda sua vida é colocada em xeque.

 

Hoje

hoje

Direção Tata Amaral
Diretora assistente e 1a assistente de direção Maria Farkas
Produzido por Tata Amaral e Caru Alves de Souza
Coprodutores Matias Mariani e Joana Mariani
Produção Executiva Matias Mariani e Rafaella Costa
Roteiro Jean-Claude Bernardet, Rubens Rewald e Felipe Sholl
Fotografia e câmera Jacob Solintrenick, ABC
Direção de Arte Vera Hamburger

 

Sinopse

Ex-militante política recebe indenização do governo brasileiro pelo desaparecimento do marido, vítima da repressão desencadeada pela ditadura militar brasileira (1964-1985).
Com o dinheiro, ela pôde comprar o tão sonhado apartamento próprio e libertar-se desta condição de suspensão em que viveu durante décadas, período em que não era sequer reconhecida oficialmente como viúva.
No momento da mudança para o novo lar, seu marido volta. O encontro entre os dois, repleto de emoções, obriga Vera a rever toda sua trajetória.

 

Antonia

Antonia

Direção Tata Amaral
Produzido por Geórgia Costa Araújo e Tata Amaral
Co-Produtores Andra Barata Ribeiro, Bel Berlinck e Fernando Meirelles
Produtor associado Guel Arraes
Roteiro Roberto Moreira e Tata Amaral
Fotografia Jacob Solitrenick, ABC
Direção de arte Rafael Ronconi
Montagem Idê Lacreta

 

Sinopse

Quatro jovens mulheres negras que moram na Vila Brasilândia, bairro da periferia de São Paulo, batalham pelo sonho de viver de música. Amigas desde a infância, Preta, Barbarah, Mayah e Lena precisam lutar constantemente contra a pobreza, a violência e o machismo. As quatro conseguem juntar os pedaços do grupo e resgatar a alegria de cantarem juntas.

Antônia” gerou a série homônima exibida com enorme sucesso na Rede Globo e foi indicada ao Emmy, o Oscar da televisão.

Filmografia

Trago Comigo
Em finalização

2013 - De Menor
Drama – 77’

2011 - Hoje
Drama – 86’

2006 - Antônia
Drama - Musical - 90'

2000 - Através da Janela
Drama – 80’

1997 - Um Céu de Estrelas
Drama – 70’