APACI – Associação Paulista de Cineastas | Petra Costa

Petra Costa

Petra Costa é atriz desde os 14 anos e também diretora. Seu trabalho investiga a fronteira entre a ficção e o documentário, procurando decifrar temas impalpáveis como amor, luto e culpa. Petra é graduada em Antropologia na Barnard College, Faculdade Livre de Artes da Columbia University, em Nova York, e obteve seu mestrado em Comunidade e Desenvolvimento na London School of Economics, em Londres.
Seu filme ELENA foi o documentário mais assistido no Brasil em 2013. Caracterizado como um “sonho cinematográfico” pelo New York Times e “inesquecível” pelo Hollywood Reporter, o filme ganhou diversos prêmios ao redor do mundo. Seu segundo longa, OLMO E A GAIVOTA (2014), estreou em Locarno e ganhou melhor filme no CPH:DOX e no Festival do Rio. De acordo com Joshua Oppenheimer, diretor de THE ACT OF KILLING, o filme “mistura realidade e ficção de uma forma que eu nunca sonhei possível”.
Sócia da Busca Vida Filmes, Petra atualmente produz o filme sobre anorexia UM VIDRO SOB A MINHA PELE, de Moara Passoni, além de estar escrevendo ESTRANHA FRUTA, ficção sobre o Brasil visto do ponto de vista de uma menina de seis anos de idade.

 

Principais filmes

Olmo e a Gaivota

 

Direção Petra Costa e Lea Glob
Roteiro Petra Costa e Lea Glob
Colaboração Roteiro Olivia Corsini e Serge Nicolai
Produção Executiva Tim Robbins
Direção de Fotografia Muhammed Hamdy
MontagemTina Baz. Thor M Duus e Marina Meliande
Música Adam Taylor

 

Sinopse
Uma travessia pelo labirinto da psique de uma mulher, OLMO E A GAIVOTA conta a história de Olivia, atriz intempestiva que se prepara para atuar na peça A Gaivota, de Anton Tchekov. Quando o espetáculo começa a tomar forma, Olivia e seu companheiro Serge, que se conheceram anos antes nos ensaios do Théâtre du Soleil, descobrem que ela está grávida.
A princípio, ela pensa que pode dar conta de tudo, até que um problema inesperado ameaça sua gravidez e leva sua vida a um impasse. O desejo de Olivia por liberdade e sucesso bate de frente com os limites impostos por seu próprio corpo e pelo bebê que está crescendo dentro dela.
Os meses de gravidez se desdobram como um rito de passagem, que forçam a atriz a confrontar seus medos mais obscuros. Ela olha no espelho e vê as duas personagens femininas de A Gaivota – Arkadina, a atriz que envelhece, e Nina, a atriz tomada pela loucura – como perturbadores reflexos de si mesma.
O filme tem uma nova virada quando o que parecia ser encenação revela-se como a própria vida. Ou seria o inverso? Esta investigação do processo criativo nos convida a questionar o que é real, o que é imaginário e o que celebramos e sacrificamos em nossas vidas.

 

Elena

Direção Petra Costa
Roteiro Petra Costa e Carolina Zisking
Produção Executiva Julia Bock e Daniela Santos
Direção de Fotografia Janice D´Avila, Will Etchenbehere e Miguel Vassy
Direção de Arte Martha Kiss Perrone, Alonso Pafyede e Lorena Oritz
MontagemMarilia Moraes e Tina Baz
Trilha Sonora Original Vitor Araujo, Fil Pinheiro, Maggie Clifford e Gustavo Ruiz
 

Sinopse

Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar e deixa Petra, a irmã de 7 anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas.
A todo momento Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas com uma blusa de seda. Pega o trem que Elena pegou, bate na porta de seus amigos, percorre seus caminhos e acaba descobrindo Elena em um lugar inesperado. Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra. A mãe pressente. Petra decifra. Agora que finalmente encontrou Elena, Petra precisa deixá-la partir.

 

Olhos de Ressaca

Direção Petra Costa
Roteiro Petra Costa
Produção Executiva Petra Costa
Direção de Fotografia Eryk Rocha
Montagem Ava Rocha
Som Direto e Desenho Sonoro Edson Seco
 
 

Sinopse

Vera e Gabriel estão casados há sessenta anos. Em OLHOS DE RESSACA eles divagam acerca da própria história: os primeiros flertes, o nascimento dos filhos, a vida e o envelhecer.
Neste re-memorar, imagens de arquivo familiar se confundem com imagens do presente, tecendo um universo afetivo e onírico. Através de impressões e relatos o filme sugere um diário pessoal e existencial acerca do amor e da morte.

Filmografia

2015 - Olmo e a Gaivota
Longa metragem

2013 - Elena
Longa metragem

2009 - Olhos de Ressaca
Curta metragem