APACI – Associação Paulista de Cineastas | Mauro Baptista Vedia

Mauro Baptista Vedia

Mauro Baptista Vedia é cineasta, diretor de teatro e roteirista uruguaio, Doutor em Artes pela USP. Seu primeiro longa-metragem de ficção, Jardim Europa recebeu ótimas críticas no ano de 2014. Anteriormente, Vedia dirigiu e escreveu o telefilme A Performance, que foi Seleção Oficial do FIPA, Biarritz. Sócio fundador da produtora Kashmir, Vedia foi indicado ao prêmio Jabuti por seu livro O cinema de Quentin Tarantino em 2011. Como diretor de teatro, Vedia dirigiu seis peças, as mais destacadas A Festa de Abigaiu e Jantar.

 

Principais filmes

Jardim Europa

Jardim-Europa

Direção e roteiro Mauro Baptista Vedia
Elenco Cinthia Zaccariotto, Ester Laccava, Fernanda Catani, Helena Figueira, Horácio Penteado, Laerte Mello, Marcos Cesana e Sílvio Restiffe.
Montagem Michael Ruman.
Direção de Fotografia e Câmera Rodolfo Figueiredo.
Figurino Maité Chasseraux
Direção de Arte Júlio Miquelini
Trilha, composição e Arranjo Pedro Jaguaribe e Zé Godoy
Som Direto Kira Pereira

Sinopse

A história de uma família decadente, a mãe, Eleonora, e seus três filhos já adultos, que mora em Jardim Europa, um dos bairros mais ricos de São Paulo, e não quer sair de lá. O filho, Luis Felipe, frequenta uma loja de livros usados, onde fica amigo do dono, Juarez, e de seu empregado, Pampolini, que mora no bairro operário de Vila Ema, na Zona Leste. Juarez é importunado diariamente pela irmã, Janice. Um dia, o pai da família, o aristocrata e boêmio Alberto, chega em casa no Jardim Europa, depois de estar longe durante anos, e se instala sem pedir permissão.

 

A Performance

Direção e Roteiro: Mauro Baptista Vedia e Luis Dantas
Argumento: Mauro Baptista Vedia e Jorge Tarquini
Elenco: Silvio Restiffe, Andre Garolli, Amanda Lyra, Pedro Guilherme,Toni Giusti, Nelson Baskerville, Lena Roque, Rachel Ripani, Ana Andreatta, Kiko Vianello, Fernanda Couto, Carolina Manica, Erika Puga e a participação especial de Jorge D´ Elia.
Fotografia: Helcio Alemão Nagamine
Montagem: Fernando Coster
Assistente de Direção: Aaron Fernández
Direção de Fotografia: Hélcio Alemão Nagamine
Som Direto: João Godoy

 

Sinopse

Marcelo, intelectual frustrado, e Paulo, um produtor cultural falido, resolvem aplicar um golpe no mercado de artes plásticas, inventando um jovem e genial artista, “Thi Weber”, brasileiro famoso no exterior. A dupla consegue emplacar esse falso artista, atraindo a atenção da mídia e de um grande colecionador de artes. O que era para ser uma brincadeira toma outra proporção, colocando em crise a relação entre os dois: o produtor, porque quer fazer dinheiro; e o intelectual, envolto em uma crise de consciência com as conseqüências de seu golpe.

 

Ariel

Direção e roteiro: Mauro Baptista Vedia
Co-direção Claudia Jaguaribe
Direção de Fotografia: Claudia Jaguaribe
Montagem: Michael Ruman
Assistencia de montagem e de fot.:Mauro Almeida
Produção: Mauro Baptista Vedia e Claudia Jaguaribe

 

Sinopse

Documentário em que o realizador, Mauro, conta a história de seu pai, Ariel, a partir da notícia da morte dele por suicídio no Uruguai. A relação entre pai e filho durante décadas de emigração, entre Brasil, Espanha e Uruguai.

Filmografia

2013 - Jardim Europa
Ficção, 77 min

2012 - A Performance
Ficção, 52 min

2006 - Ariel
Doc., 12 min

1997 - Alex
Ficção, 16mm, 12 min