APACI – Associação Paulista de Cineastas | Mara Mourão

Mara Mourão

Mara Mourão é diretora, roteirista e produtora de longas metragens, séries de TV e documentários. Formou-se em cinema na Faap e cursou o Intensive Film Production Workshop da New York University, e o Intensive Video Production da New School University. Trabalhou em publicidade durante mais de 10 anos, dirigindo mais de 200 comerciais, alguns premiados no festival de Nova Iorque e Cannes. Além de curta metragens, um deles premiado no 11º Tokio International Video Festival. Em 1995 começou a se dedicar aos longa-metragens e de lá para cá dirigiu, roteirizou e produziu 4 longa-metragens através de sua produtora Mamo Filmes, e dirigiu uma série de TV com 22 episódios para a FOX/Record. Entre seus últimos filmes estão DOUTORES DA ALEGRIA e QUEM SE IMPORTA. Mara utiliza o cinema como ferramenta de impacto social.

 

Principais filmes

Quem Se Importa

 

quem-se-importa

Direção e Roteiro MARA MOURÃO
Produzido por TATIANA BATTAGLIA e MARA MOURÃO
Direção de Fotografia CRISTIANO WIGGERS e DADO CARLIN
Montagem ANDRÉ FINOTTI e RENATA TERRA
Música Original ALEXANDRE GUERRA
Som Direto CANTÍDIO COSTA, MIQUÉIAS, PEDRO MOREIRA e SAMUCA
Edição de Som INPUT ARTE SONORA
Direção de Arte de Animação RENATO BATTAGLIA e SYLVAIN BARRÉ
Animações, Artes e Gráficos CAMALEÃO FILMES e CITRONVACHE

 

Sinopse

QUEM SE IMPORTA apresenta diversas (felizes) histórias sobre empreendedorismo social. Entre os entrevistados estão Muhammad Yunus (Prêmio Nobel da Paz) e Bill Drayton (fundador da Ashoka). O documentário reúne os mais importantes expoentes do setor social do mundo; as filmagens aconteceram em sete países. Filmado no Brasil, Peru, Estados Unidos, Canadá, Tanzânia, Suiça e Alemanha, Quem se Importa reúne histórias de homens e mulheres que têm como denominador comum a ação – tendo sempre como ponto de partida um incômodo grande com relação a determinada situação. Essas pessoas arregaçaram as mangas, pensaram em ações que pudessem reverter aquilo, geralmente a baixo custo e alto impacto, e executaram.

Mas, afinal, quem é o empreendedor social hoje? Qual a diferença entre eles e os empreendedores de negócios? Todo mundo pode mudar o mundo ou é preciso ser alguém com um dom especial para promover mudanças estruturais? A equipe de produção do documentário, viajou por diversos países “justamente para encontrar essas pessoas brilhantes e registrar o forte impacto que suas iniciativas, através de suas idéias inovadoras, causaram”, conta Mara. “Na grande maioria das vezes, são soluções simples para graves questões, como a evasão escolar, o bulliyng, a pobreza extrema, a impossibilidade de acesso a linhas de crédito, noções básicas de saúde. E isso é o grande trunfo dessas pessoas: o que elas apresentam são soluções e não lamentações”, completa a diretora.

O chamado “setor cidadão” é jovem e os conceitos mudam rapidamente. Ativistas, transformadores, agentes de mudança, líderes sociais, são alguns dos nomes que são usados para definir as pessoas que souberam entender uma necessidade na sociedade e saíram da apatia e do imobilismo.

 

Doutores da Alegria

 

doutores

Direção e Roteiro MARA MOURÃO
Direção de Fotografia HÉLCIO NAGAMINE (ALEMÃO)
Montagem RODRIGO MENECUCCI
Música Original ARRIGO BARNABÉ
Som Direto PAULO RICARDO NUNES
Edição de Som MIRIAM BIDERMAN
Direção de Arte de Animação MARCELO RIGHINI
Animações, Artes e Gráficos CAMALEÃO FILMES e CITRONVACHE
Produção Executiva FERNANDO DIAS

 

Sinopse

Documentário de longa-metragem sobre o trabalho já consagrado do grupo de palhaços que atua em vários hospitais no país.  Usando como exemplo o trabalho do grupo de artistas que atua em diversos hospitais do país, o documentário mostra que o hospital é apenas uma metáfora da sociedade e discute o porquê dos palhaços estarem sendo enviados para campos de guerra e hospitais. O raciocínio do palhaço propõe um novo olhar para a vida.

 

Avassaladoras

 

Avassaladoras

Direção MARA MOURÃO
Roteiro MARA MOURÃO, Melanie Dimantas, Tony Goes
Direção de Fotografia  José Tadeu Ribeiro
Música Original André Moraes
Som Direto PAULO RICARDO NUNES
Edição de Som MIRIAM BIDERMAN
Direção de Arte Alexandre Meyer
Figurino Karla Monteiro

 

 

 

Sinopse

Avassaladoras é uma comédia que brinca com as confusas relações entre homens e mulheres nos dias de hoje. E no deslumbrante cenário do Rio de Janeiro trata com muito charme e humor de um problema universal: a luta contra a solidão.

Laura é uma bonita mulher de 34 anos, bem-sucedida na carreira de designer gráfica, simpática e interessante. Mesmo com tantas qualidades, ela está sem namorado há mais de um ano. Aliás, namorado, já é pedir demais: a verdade é que Laura está sem absolutamente “nada” – romance, casinhos, sexo casual – há mais de um ano! E ela não é a única de seu grupo que enfrenta problemas de relacionamento. Sua amiga Betty é uma devoradora de homens, mas esconde uma enorme fragilidade interior; Paula está grávida de um cara com quem namora só por carência; e Tereza trabalha tanto que não tem tempo para o amor. Todas sonham em encontrar um príncipe, um homem legal, qualquer coisa! Mas… Está difícil.

Uma série de coincidências acaba arrastando Laura para um tipo de estabelecimento que ainda existe em plena era da informática: uma agência de casamento. Lúcia, a engraçada dona da agência “Honeymoon”, sugere alguns candidatos ao coração de Laura. Entre eles, está o rústico Miguel – e os resultados são surpreendentes… Outras duas pessoas ajudam Laura em sua busca: sua avó Maria Alice, uma senhora pra lá de irreverente, e o sensível Marcel, o autor do livro para o qual nossa heroína está fazendo a capa, “Mulheres à Procura de Alguém”. Mas também tem gente que decididamente atrapalha, como Thiago, o “don juan” do escritório.

Aos poucos, Laura vai recuperando a auto-estima e a confiança em si mesma. Os toques dos amigos e o contato com Miguel abre sua cabeça para novas possibilidades: É justamente quando ela começa a considerar uma coisa mais séria com Miguel, o irresistível Thiago surge para confundir suas idéias. Laura fica confusa, mas acaba por perceber que não adianta forçar o destino, e decide deixar o barco rolar…

O filme é encerrado numa nota otimista, e faz o público voltar feliz para casa.

Filmografia

2012 - QUEM SE IMPORTA
Documentário com 93 minutos

2005 - Doutores da Alegria
Documentário de longa-metragem

2006 - Avassaladoras – A Série
22 episódios de 1 hora para TV

2003 - OS SIMPSONS
TV

1998 - Alô?!
Longa-metragem

1985 - Willys de Castro
Documentário sobre o pintor, 20 min

1985 - Sacilloto
Documentário sobre o pintor, 20 min

1985 - Ameianoite
Vídeo de 16 minutos