APACI – Associação Paulista de Cineastas | Luiz Bolognesi

Luiz Bolognesi

Luiz Bolognesi escreveu e dirigiu o longa de animação Uma história de amor e fúria que venceu o festival de Annecy (França, 2013), além de ter sido premiado em festivais em Tóquio, Pequim, Atenas, Bordeaux, Estrasburgo e Buenos Aires. Dirigiu Cine Mambembe, premiado em Nova York e Havana. Escreveu Bicho de Sete Cabeças, Terra Vermelha, Chega de Saudade e As melhores coisas do mundo, que receberam prêmios de roteiro da Academia Brasileira, APCA e festivais de Recife e Brasília.

 

Principais filmes

Uma História de Amor e Fúria

Uma-História-de-Amor-e-Fúria_cartazDireção e roteiro Luiz Bolognesi
Elenco Selton Mello, Camila Pitanga e Rodrigo Santoro
Empresa produtora Buriti Filmes e Gullane
Produção Fabiano Gullane, Caio Gullane, Luiz Bolognesi, Laís Bodanzky, Marcos Barreto, Debora Ivanov e Gabriel Lacerda
Direção de arte Anna Caiado
Supervisão de produção Daniel Greco
Montagem Helena Maura
Trilha sonora original Rica Amabis, Tejo Damasceno e Pupillo

 

Sinopse

Encartado na obra, o DVD Lutas.Doc do premiado cineasta Luiz Bolognesi que dá voz a personagens importantes do cenário nacional. Trata-se de um documentário em série produzido para a TV Brasil. São vários episódios temáticos que tratam de diferentes aspectos da história nacional e discutem a atuação dos cidadãos brasileiros em diferentes períodos, através de relatos de historiadores e outros formadores de opinião. Porque o mais importante de conhecer todas as versões da história é ter sua própria versão.

 

Chega de Saudades

chega-de-saudadesDireção Laís Bodanzky
Roteiro Luiz Bolognesi
Elenco Betty Faria, Cássia Kiss, Clarisse Abujamra, Conceição Senna, Jorge Loredo, Leonardo Villar, Luiz Serra, Marcos Cesana, Maria Flor, Marly Marley, Miriam Mehler, Paulo Vilhena, Selma Egrei, Stepan Nercessian, Tônia Carrero
Produção Caio Gullane, Fabiano Gullane, Débora Ivanov, Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi
Direção de fotografia e câmera Walter Carvalho, ABC
Direção de arte Marcos Pedroso
Montagem Paulo Sacramento

 

Sinopse

O filme se passa num salão de baile, tendo uma única unidade de tempo e espaço. Conta a história de um grupo de meia-idade, que se reúne semanalmente num clube de dança no bairro paulistano da Lapa. Lá, se divertem ao som de uma orquestra, da qual faz parte um par decrooners (um deles é Elza Soares). A sonoplastia é controlada por um jovem (Paulinho Vilhena), que leva sua namorada (Maria Flor) para conhecer o baile. A garota quebra a rotina do lugar, provocando ciúme, quando cortejada por um assíduo frequentador (Stepan Nercessian).

 

Bicho de Sete Cabeças

bichodesetecabecasDireção Laís Bodanzky
Roteiro Luiz Bolognesi
Elenco Altair Lima, Caco Ciocler, Cássia Kiss, Gero Camilo, Jairo Mattos, Linneu Dias, Luis Miranda, Marcos Cesana, Othon Bastos, Rodrigo Santoro, Valéria Alencar
Produção Sara Silveira, Caio Gullane, Fabiano Gullane, Luiz Bolognesi, Marco Müller
Produção executiva Maria Ionescu, Fabiano Gullane
Direção de produção Caio Gullane
Direção de arte Marcos Pedroso
Direção de fotografia Hugo Kovensky

 

Sinopse

Com uma linguagem que combina documento e ficção, brutalidade e poesia, Bicho de Sete Cabeças é uma poderosa denúncia do sistema manicomial brasileiro e, ao mesmo tempo, um manifesto em favor da liberdade, que resiste nas situações mais extremas.

Filmografia

2013 - Uma História de Amor e Fúria

2008 - Chega de Saudades

2000 - Bicho de Sete Cabeças