APACI – Associação Paulista de Cineastas | Lina Chamie

Lina Chamie

A cineasta Lina Chamie trabalhou durante mais de 10 anos no departamento de cinema da New York University, em Nova Iorque, onde se graduou (Cum Laude) e obteve seu mestrado.

Lina Chamie roteirizou e dirigiu os seguintes longa-metragens: “Tônica Dominante” (2001) que lhe rendeu, entre outros prêmios, o Kodak Vision Award/WIF, em Los Angeles, e o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte, em 2001; “A Via Láctea” (2007), estreia mundial no Festival de Cannes, Seleção Oficial da  “Semana da Crítica”, Prêmio “Casa de América”, Madrid/Espanha, com participação em mais de 80 festivais pelo mundo recebeu inúmeros prêmios e reconhecimento da crítica nacional e internacional; “Santos 100 Anos de Futebol Arte” (2012), filme oficial do centenário do Santos F. C.; “São Silvestre” (2013) longa documentário, lançado no final de 2013 e “Os Amigos” (2014) longa metragem ficção é seu quinto longa metragem com lançamento previsto para 2014.

 

Principais filmes

Os Amigos

osamigos

Roteiro e Direção Lina Chamie
Produção Sara Silveira
Produção Executiva Maria Ionescu
Direção de Fotografia Jacob Solitrenick, ABC
Montagem Karen Harley
Direção de Arte Mara Abreu
Figurinista Joana Porto
Som Direto Tide Borges, ABC | Lia Camargo

 

Sinopse

Sem amizade não existe o amor. Um dia especial na vida de Théo. Pela manhã, ele vai ao funeral de seu melhor amigo de infância. Durante o dia, as lembranças vêm, levando Théo a olhar a vida de uma outra maneira. É Majú, uma amiga por quem tem grande afeição, que o ajudará a recuperar as esperanças.

 

São Silvestre

 

saosilvestre

Argumento e Direção Lina Chamie
Produzido por Denise Gomes | Paula Cosenza
Montagem Umberto Martins, ABC
Projeto de Som Lina Chamie | Eduardo Santos Mendes | Luiz Aldemo
Direção de Fotografia José Roberto Eliézer, ABC
Fotografia Adicional Jacob Solitrenick, ABC
Colorista Luan Monteiro

 

 

Sinopse

São Silvestre é a mais famosa corrida de rua do Brasil, realizada anualmente em São Paulo no dia 31 de dezembro. O filme constrói de maneira sensorial a experiência de correr uma maratona: respiração, ritmo, concreto, céu, som, memória, sonho. O “corpo-a-corpo” entre o homem e a cidade.

 

Santos – 100 Anos de Futebol Arte

 

santos

Roteiro e Direção Lina Chamie
Produção Ricardo Aidar | Katia Lund
Produção Executiva André Canto | Sylvio Rocha
Montagem Ricardo Farias
Fotografia Miguel Vassy
Fotografia adicional Jay Yamashita | Pedro Eliezer | Jacob Solitrenick, ABC | José Roberto Eliezer, ABC
Técnicos de Som Direto Ricardo Fabiano do Nascimento | Allan Gomes | Eder “Amarelo” Boldieri Correa | Álvaro Riet

 

Sinopse

Um retrato do centenário do Santos F.C. onde a história é contada por intermédio dos fatos e, sobretudo, o seu significado e emoção. “Nascer, viver e no Santos morrer”: a trajetória do primeiro time brasileiro a ser bicampeão mundial, desde a sua fundação, ataque dos 100 gols, da era Pelé ao futebol irreverente da geração Neymar, nos é narrada pelo viés emocional e humanista de torcedores, jogadores e historiadores, inserindo assim o futebol e a sua paixão no contexto cultural do país, bem como no espaço íntimo e pessoal de cada tom.

Com depoimentos de: Barbara Gancia, Cabralzinho, Camanducaia, Cao Hamburger, Carlos Alberto Torres, Formiga, Cosmo Damião, Diego, Edu Dracena, Elano, Emerson Leão, Gilberto Costa, Giovanni, Jamelli, João Dora Junior, José Miguel Wisnick, José Roberto Torero, Léo, Uma, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, Luiz Zanin, Mano Brown, Marcelo Tas, Mengálvio, Milton Neves, Mônica Waldwogel, Neymar, Nuno Ramos, Pelé, Pepe, P.H. Ganso, Pita, Rafael, Robinho, Rodolfo Rodriguez, Serginho Chulapa, Chico Sá, entre outros…

Filmografia

2014 - Os Amigos
Curta metragem

2014 - Futebol é Pai
Curta metragem

2013 - São Silvestre
Longa metragem

2012 - Santos - 100 Anos de Futebol Arte
Longa metragem

2011 - O Menino Grapiúna
Telefilme

2011 - São Silvestre
Curta metragem

2010 - O Consumismo e a Corda do Relógio
Telefilme

2007 - A Via Láctea
Longa metragem

2001 - Tônica Dominante
Longa metragem

1995 - Eu Sei Que Você Sabe
Curta metragem