APACI – Associação Paulista de Cineastas | Gustavo Rosa de Moura

Gustavo Rosa de Moura

Nasceu em São Paulo em 1975. Em 1999, formou-se arquiteto pela FAU-USP. Em 2003, morando no Rio de Janeiro, começou a trabalhar com audiovisual. Desde então, dirigiu diversos vídeos para museus (Bienal de SP, CCBB, Expo Xangai etc), filmes experimentais (Casco, Iluminai os Terreiros), curtas metragens (AVACA, Capela, Acho que chovia), documentários (Cildo, Consideração do Poema, Josephine King, Piadeiros), séries de TV (O Papel da Vida, Cada Canto) uma sitcom (Quero ter um milhão de amigos) e um longa metragem de ficção (Voltando para casa). Em 2011, fundou em São Paulo a produtora Mira Filmes.

 

Principais filmes

Quando Voltar pra casa

 

Direção Gustavo Rosa de Moura
Produção Gustavo Rosa de Moura, Carmem Maia
Roteiro Gustavo Rosa de Moura, Leonardo Levis
Produção executiva Giulia Setembrino
Direção de fotografia Flora Dias
Montagem Bernardo Barcellos
Direção de arte Gustavo Rosa de Moura, Joana Brasiliano e Tatiana Blass

 

Sinopse

Um dia, Eduardo chega em casa e descobre que Julia, sua esposa, tentou se matar. Deixou o marido e os dois filhos, sem dar explicação. Algum tempo depois, ela volta para casa. Eduardo faz de tudo para recolocá-la nos eixos, mas a impossibilidade de conhecê-la por inteiro o aflige. A ressonância do suicídio e o inevitável fantasma de uma nova tentativa pairam sobre todos os envolvidos. Eduardo insiste em desvendar sua mulher, mas um ciúme crescente e a descoberta de um passado insuspeito passam a torturá-lo. Ele não percebe que, muitas vezes, a busca por controle transforma-se facilmente em obsessão.

O roteiro foi escrito com o apoio do edital de desenvolvimento de roteiros de longa-metragens do MinC e selecionado para o Laboratório SESC de Roteiros de 2011.

Em 2012, foi um dos vencedores do Edital de Filmes de Baixo Orçamento do MinC.

Filmografia