APACI – Associação Paulista de Cineastas | Eric Belhassen

Eric Belhassen

PhD em genética, é pesquisador durante 12 anos na França. Em 1997, mudo de ramos para a cultura e cria a própria empresa que edita a revista cultural Boca a Boca em São Paulo, Rio e Brasília. Em 2003, abra a Boca a Boca Filmes especializada no campo de lançamento de filmes no cinema a traves da pesquisa de mercado. Boca a Boca Filmes realiza teste de audiência para os Majores e produtores brasileiros, usando as metodologias internacionais (screening) e trackings (analise estatísticas de expectativa de um filme durante a sua campanha de lançamento). Em 2013, finaliza a produção e direção do seu primeiro filme, Por Que Você Partiu?

 

Principais filmes

Guardiões do Samba

guardioesdosamba

Roteiro Elen Campos
Produção Marc e Eric Belhassen
Edição Eric Belhassen
Co-produção Nikkatsu Corporation

Sinopse

De analfabetos a gênios. De descendentes de escravos perseguidos pela polícia a atuais guardiões do samba. De mestres reverenciados a ilustres desconhecidos. Eis algumas das contradições que vivem os sambistas mais virtuosos do país e alguns dos personagens do documentário “Guardiões do Samba”. Estruturalmente dividido em quatro grandes blocos, o documentário falará, pela voz e música dos velhos bambas sobre temas como samba antigo; samba urbano; as mulheres no samba; e samba de terreiro. Para isso, quatro grandes representantes do samba ganham destaque: Xangô da Mangueira, Monarco, Nelson Sargento e Walter Alfaiate. Participações de Zeca Pagodinho, Dudu Nobre, Martinho da Vila e muitos outros nomes. Esses blocos temáticos serão entremeados por quatro rodas de samba, cada uma realizada em um ambiente diferente, com sambistas diferentes e convidados especiais.

 

Por que Você Partiu?

porque-voce-partiu

  • Roteiro Marc Belhassen e Eric Belhassen
  • Direção Eric Belhassen

Sinopse

Quais são as razões superficiais e profundas que podem levar a deixar seu país e sua família ? Os percursos fulgurantes de cinco chefes de gastronomia francesa que moram no Brasil são contados juntos as suas historias familiais. As razões profundas dos seus exílios, mesmo se diferentes para cada um, se conectam todas ao exílio do próprio autor do filme.

Filmografia

2005 - Cinco Imagens Sobre Psicanálise
Curta metragem

2008 - Sozinha
Curta metragem

2010 - Não Jogue Sua Pizza Fora
Curta metragem

2013 - Por que Você Partiu ?
Longa metragem

2014 - Guardiões do Samba
Longa metragem

2014 - As preguiçosas
Curta metragem

2014 - AmarAção - (em edição)
Longa metragem