APACI – Associação Paulista de Cineastas | Flavio Frederico

Flavio Frederico

Flavio Frederico nasceu em 1969, no Rio de Janeiro, e estudou Arquitetura e Cinema na Universidade de São Paulo. Realizou sete curtas, entre eles Todo Dia Todo/1998, Copacabana/1999 e Ofusca/2002; premiados e exibidos em importantes festivais internacionais como: Sundance, Nova York (NYFF), Oberhausen, Tampere, Londres (LFF) e Rotterdam. Seu primeiro longa, “Urbania”, foi lançado em 2001, sendo exibido em Montreal (Film du Monde), Rotterdam e Mannheim; e premiado em Gramado e na Jornada da Bahia. Dirigiu também cinco documentários, entre eles o ganhador do Festival É Tudo Verdade 2006, “Caparaó”. Em 2010 lançou o longa metragem “Boca” no Festival do Rio, onde recebeu os Prêmios de Melhor Fotografia e Melhor Montagem. Exibido também no Cine-PE 2012 recebeu os prêmios de Melhor Direção, Atriz, Direção de Arte e Trilha Sonora. Em 2013 lançou seu quarto longa, o documentário “Em busca de Iara” na competição do Festival É Tudo Verdade, aonde recebeu Menção Honrosa do júri oficial. Selecionado para os Festivais do Rio, Havana, FIPA Biarritz e Uruguai. Foi lançado no circuito comercial brasileiro em março de 2014 alcançando uma das maiores bilheterias entre os documentários brasileiros deste ano.

 

Principais filmes

Em Busca de Iara

EmBuscaDeIaraDireção Flavio Frederico
Argumento/Roteiro Mariana Pamplona
Produção Flavio Frederico / Mariana Pamplona
Produção Executiva Flavio Frederico
Entrevistas/Narração Mariana Pamplona
Dir. Fotografia Carlos André Zalasik
Dir. Arte/Design/Animação Rodrigo Pimenta

 

 

Sinopse

Através de uma investigação pessoal de sua sobrinha, Mariana, o filme resgata a vida da guerrilheira Iara Iavelberg, companheira do ex-capitão Carlos Lamarca, e um dos alvos mais cobiçados da repressão. O filme desmonta a versão oficial do regime, que atribui sua morte, em 1971 a um suicídio.

 

Boca do Lixo

 

boca_do_lixoDireção Flavio Frederico
Roteiro Mariana Pamplona / Flavio Frederico
Produtores Flavio Frederico / Pablo Torrecillas / Rodrigo Castellar
Diretora de Produção Beatriz Polati
Diretor de Fotografia Adrian Teijido
Diretor de Arte Alberto Grimaldi
Figurinista David Parizotti
Maquiadora Denise Borro

 

Sinopse

Adaptado da autobiografia de Hiroito de Moraes Joanides (Daniel de Oliveira), o filme retrata a atmosfera noturna da Boca do Lixo, região de prostituição no centro de São Paulo nos anos 50 e 60. Oriundo de uma família de classe media alta, Hiroito frequentava a Boca apenas como boêmio em busca de aventuras sexuais, até que uma tragédia pessoal provoca uma mudança em sua vida. Seu pai é violentamente assassinado e Hiroito é acusado pelo crime. Dois meses depois deste acontecimento, Hiroito compra dois revólveres e se muda para a Boca, tornando-se rapidamente um dos bandidos mais procurados pela polícia.

 

Caparaó

caparaoSinopse

No alto da Serra do Caparaó, divisa entre Espírito Santo e Minas Gerais, em agosto de 1966, um grupo formado em sua maioria por ex-militares expurgados pelo regime vive em condições precárias na tentativa de preparar o que seria o início de uma grande reação nacional contra o regime militar, instaurado após o golpe de 1964.

Filmografia

2013 - Em busca de Iara
Longa metragem

2010 - BOCA
Longa metragem

2008 - Quilombo, do Campo Grande aos Martins
Média metragem

2006 - Caparaó
Longa metragem

2005 - Red
Curta metragem

2004 - São Paulo – retratos
Longa metragem

2003 - Serra
Longa metragem

2002 - Ofusca
Curta metragem

2001 - Urbania
Longa metragem

2000 - Pormenores
Curta metragem

1999 - Copacabana
Curta metragem

1998 - Todo dia Todo
Curta metragem

1996 - Vencido
Curta metragem

1992 - Nazareno
Curta metragem