APACI – Associação Paulista de Cineastas | DOCSP recebe inscrições para laboratórios até 5 de outubro

DOCSP recebe inscrições para laboratórios até 5 de outubro

São Paulo vai sediar em novembro a primeira edição do DOCSP, um encontro internacional para fomentar a reflexão sobre as novas narrativas do documentário e criar pontes entre os realizadores e o mercado. O evento teve origem no DOCMONTEVIDEO, realizado desde 2009 na capital uruguaia.

O DOCSP terá seminários e laboratórios, que contarão com a presença de tutores e palestrantes experientes e renomados, como o realizador brasileiro João Moreira Salles, a produtora catalã Marta Andreu e o montador dinamarquês Niels Pagh Andersen.

 

As inscrições para os laboratórios vão até 5 de outubro, são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.docsp.com/participe/inscricoes.

 

O DOCSP terá dois laboratórios, um focado em elaboração de projeto, outro em montagem. Os interessados devem ter em mente que os laboratórios são destinados a realizadores que tenham intenção e condição de encaminhar seus filmes para o mercado internacional. Confira como serão os laboratórios.

 

DOC LAB – 5 a 11 de novembro

 

Oito projetos brasileiros de documentários em desenvolvimento serão selecionados para um laboratório de escrita de cinco dias. Vamos trabalhar o ponto de vista, a estrutura narrativa e os dispositivos fílmicos, a fim de buscar a essência de cada projeto e poder elaborar uma estratégia de apresentação. Ao final, os responsáveis poderão sentar à mesa com representantes da indústria audiovisual local e internacional, para receber um novo feedback e poder criar parcerias.

 

Tutores:

Marta Andreu (Espanha)

Coordenadora acadêmica do Master em Documentário de Criação da Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona. Em 2004 e 2005, coordenou a retrospectiva do cinema documental espanhol para Cinéma du Réel. É analista de roteiro de documentário, coordenadora acadêmica do DocMontevideo e tutora do Pitching Documental desde 2010. Presta consultoria e tutoria para fundos, festivais e mercados em vários países.
Audrius Stonys (Lituânia)

Diretor e produtor, é um dos realizadores lituanos mais renomados. Membro da EFA (Academia Europeia de Cinema) e da EDN (European Documentary Network), realizou 15 filmes e recebeu numerosos prêmios, entre eles o prêmio do público em Nyon e o grande prêmio de Split. Em 1992, seu filme Earth of the Blind (1992) recebeu o prêmio Felix como melhor documentário europeu da EFA. Entre suas realizações, estão Gates of the Lamb (2014), Ramin (2011), Uku Ukai (2007) e Alone (2001).

 
Consultoria a distância pelo Tribeca Film Institute

Entre os dias 13 e 20 de novembro, após o DocSP, os 8 projetos selecionados receberão uma consultoria a distância de profissionais do Tribeca Film Institute, que ajudarão a fortalecer as propostas para um melhor posicionamento internacional. O Tribeca Film Institute vai prorrogar até 25 de novembro o prazo para que os oito projetos possam ser inscritos no TFI Latin America Fund.

 

ROUGH CUT LAB – 10 a 12 de novembro

 

É um laboratório voltado para montadores com o objetivo de discutir a construção narrativa no processo de montagem e o papel do editor na criação de um filme. Serão selecionados dois projetos documentais em fase de pós-produção e 15 editores observadores. O programa do Rough Cut Lab compreende uma jornada de exibição e análise dos documentários selecionados, meia diária de diálogo com o tutor e uma master class de um dia inteiro.

 

Tutor:

Niels Pagh Andersen (Dinamarca)

Tem 35 anos de carreira e montou mais de 250 filmes, incluindo “The Look of Silence” (2014, de Joshua Oppenheimer) e os indicados ao Oscar “O Ato de Matar” (2012, de Joshua Oppenheimer) e “Pathfinder” (1987, de Nils Gaup). Além de seu trabalho como editor, tem realizado conferências em todo o mundo e trabalha como dramaturgo e editor supervisor.

 
Parceiros internacionais do DOCSP oferecem prêmios:

 

RIDM / DCM – Canadá

O Doc Circuit Montreal é um mercado que ocorre durante o Festival Internacional de Documentários de Montreal, com workshops, mesas-redondas e oportunidades de networking para alavancar projetos e promover parcerias com o Canadá. Um dos projetos do DocLab vai ser convidado a participar desse evento. O escolhido vai ganhar credencial para o mercado e o festival, além de três noites de hospedagem.

 

WEMW – Itália

When East Meets West é o mercado do Festival de Cinema de Trieste, na Itália, e tem como objetivo conectar a Europa Oriental com a Ocidental. Em 2016, o WEMW vai dedicar atenção especial a Espanha, Portugal e América Latina. Daí surgiu uma parceria promissora: um dos projetos selecionados para os laboratórios do DOCSP vai ser escolhido para participar do evento italiano. O prêmio consiste em hospedagem e credenciamento para o produtor/a ou diretor/a.

 

LOCAL:

Unibes Cultural: Rua Oscar Freire, 2500, São Paulo

 

INSCRIÇÕES:

São gratuitas e devem ser realizadas pelo site do DOCSP (www.docsp.com/participe/inscricoes), até 5 de outubro.

 

MAIS INFORMAÇÕES: info@docsp.com

 

Contato para imprensa: malila@docsp.com

logos_docsp_RGB_email (1)

<< Voltar
Tags